Archer, a melhor animação da atualidade

Esqueça The Simpsons. Family Guy, South Park ou American Dad. A melhor animação da atualidade tem o mesmo nome de seu protagonista: Sterling Archer.

Woooodhouse!

Woooodhouse!

E não sou eu quem digo isso, isso é que tenho lido em blogs de séries por aí afora. Apenas tive a oportunidade de comprovar tudo o que eu vinha lendo a respeito: Archer é imperdível!

Confesso que no início foi preciso um pouco de fé, e que custei a me acostumar com aqueles personagens e a, principalmente, assistir regularmente a uma animação.

Mas deixe-me explicar do que se trata. Sterling Archer, codinome Duquesa, é considerado o mais mortal agente secreto do mundo. Ele trabalha na agência secreta ISIS, cuja sede é numa lavanderia de fachada, chefiada por Malory Archer – ninguém menos do que sua própria mãe. A princípio o que pode parecer um Barney Stinson brincando de agente secreto – Archer é mulherengo, beberrão e totalmente sem-noção, além, é claro, de incrivelmente AWESOME (segundo ele próprio) – mostra-se uma aula de comédia, sem perdoar nada nem ninguém.

O que agrada em Archer é a falta de jeito dos personagens em interagir entre eles. Trata-se de um um bando de egocêntricos que são obrigados a conviver por conta do trabalho, mesmo que ninguém vá com a cara de ninguém. Cada um defende o seu e tenta ao máximo, evitar qualquer mínima forma de apego – o que acaba sendo inevitável. Outro ponto positivo da série é sua familiaridade com Arrested Development (uma das melhores séries de comédia já feita): Malory Archer é interpretada por Jessica Walter, também a matriarca de Arrest Development; Jeffrey Tambor, George Bluth Senior em AD, também faz algumas participações. Além disso o próprio criador, Adam Reed, classificou a série como “quando Arrested Development encontra James Bond”.

Mas o grande mérito de Archer está em seus personagens (e as atuações incríveis dos atores/atrizes que, somente com a voz, consegue passar o exato sentimento do personagem) e suas maluquices pessoais. Vamos aos principais deles:

Sterling Archer (voz de H. Jon Benjamin)

Archer é misógeno, machista, beberrão ao extremo, complexado com sua infância e obcecado por carros, whisky, animais exóticos e mulheres (não necessariamente nessa ordem). Sua falta de noção é evidente quando tem que lidar com outras pessoas, levando estas a constantemente chamá-lo de “asshole” (o que ele, de fato, é). Archer também costuma dar uma sabichão e fazer piadas (infames) com citações a filmes, livros e outros elementos da cultura pop. Outra “qualidade” de Archer é querer fazer piadas de quinta série com todos, o que o leva a policiar o que todos falam, volta e meia soltando um “phrasing”!

Malory Archer (voz de Jessica Walter)

Malory foi uma mulher linda. Porém, por continuar solteira e num cargo de superior ainda se acha tanto quanto já foi. Obviamente sem preparo para ser mãe, ela criou Archer “sozinha” –  a identidade do pai de Archer é um dos grandes mistérios da série – a seu jeito e com seus métodos (às vezes cruéis) de educação. Malory flerta com tudo que usa calças – causando o ciúme doentio de Archer – e pode fazer qualquer coisa para manter seu status. Além disso, bebe constantemente.

Lana Kane (voz de Aisha Tyler)

vlcsnap-2013-01-23-17h09m06s86

Esqueça que é um personagem animado: essa é a mulher mais badass da TV atual. Auxiliada por suas mãos gigantes, Lana é uma das melhores agentes do mundo. Já teve um relacionamento com Archer e muitas das piadas advém dessa tensão sexual entre os dois. Mas Lana não é só periculosidade, ela é muito sexy e, ainda por cima, inteligente.

Além desses temos o contador e viciado em sexo (e ex-marido de Lana) Cyrill, a masoquista e chata em potencial Cheryl, a gerente de RH intrometida e caipira Pam, o agente gay Ray Gilette – trocadilhos por conta da casa – e o mordomo/babá de Archer, Woodhouse.

Archer recentemente voltou para sua quarta temporada e, acredite-me, vale muito a pena ver.

PS: Este post estava “engavetado” no blog, era pra ter saído muito antes (na Fall Season?), mas acabei esquecendo dele. Agora foi! 😀

Anúncios
Esse post foi publicado em Indicações e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s