Versão Brazileira (2) – Buddy Holly, Weezer

tcharam! vamos em frente, com mais uma dobradinha. E tem Rock Gaúcho, de novo na parada: Bidê ou Balde e Weezer.

Original

Buddy Holly foi lançada em 1994 no álbum azul do Weezer (a capa é azul, o nome do álbum é Weezer, mesmo), que foi o álbum de estreia dos caras. A música também havia sido lançado com single, anteriormente. Pra quem não conhece, o Weezer é uma banda de rock alternativo de LA, liderada por River Cuomos.

Ouça Buddy Holly, Weezer

 [audio| http://dl.dropbox.com/u/74544932/04%20buddy%20holly.mp3]

Versão

 

Bidê ou Balde é uma banda de rock alternativo do RS. Entre seus sucessos está Melissa e (a polêmica) E por que não?. Misturando um bom rock com letras irreverantes, Bidê ou Balde tem um secto fiel de fãs (inclusive esse que vos escreve). Buddy Holly, versão da música do Weezer, foi lançada em 2000, no álbum Se sexo é que importa, só o Rock é sobre amor!.

Ouça Buddy Holly, Bidê ou Balde

 [audio| http://dl.dropbox.com/u/74544932/02-buddy_holly.mp3%5D

Análise

Musicalmente falando, as duas músicas são bastante parecidas. Talvez a versão do Weezer seja um pouco mais “suja”. Quanto a letra, a original, do Weezer, fala do relacionamento firme entre um cara que parece o Buddy Holly – um dos pioneiros do Rock, que morreu em um acidente aéreo junto com Ritchen “La Bamba” Vallens – e uma garota que parece a Mary Tyler Moore – uma atriz americana que em seu show homônimo fazia o papel de uma mulher forte e independente. Esse relacionamento incomoda os outros, menos o sujeito que declara firmemente “I don’t care ‘bout that”. A letra da versão do Bidê ou Balde é praticamente um tradução do original e como funciona muito bem, acho que é uma versão bem próxima do ideal. Méritos pra Carlinhos e sua trupe! Cabe até uma homenagem ao Weezer incluindo o “I don’t care ‘bout that” do original…

Recomendo que assistam o (muito afudê) clipe de Buddy Holly, na versão do Weezer, dirigido por Spike Jonze (que depois fez vários filmes excelentes, em parceria com Charlie Kaufman, especialmente):

Algo a acrescentar? Algo a criticar? Os comentários estão aí pra isso! Se quiser sugerir alguma versão pra próxima semana, também fique à vontade! 🙂

Anúncios
Esse post foi publicado em Versão Brazileira e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Versão Brazileira (2) – Buddy Holly, Weezer

  1. Michel Corrêa disse:

    Nunca vou gostar de Bidê ou Balde! uhauahuahu! mas esse som do Weezer tá sempre na playlist do Mítchel! Way to go Paulinho, quero ver uma coluna com nossas english versions também hein!

  2. Paulo Olmedo disse:

    pô, Bidê ou Balde é tri!

    e as nossas english versions são baixadas melhor não ver a luz do sol hahahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s